quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Superpoderes em 3 letrinhas

Dia desses, durante o atendimento de uma paciente, me surpreendi com uma frase, que amarrei num balão de gás imaginário e só no final do dia, no caminho pra casa, estourei. Falávamos sobre trabalho e ocupação, farinhas nem sempre do mesmo saco, enfim, ela disse: "... Hoje me afastei um pouco...Decidi ser mãe"
Explicando: Não se trata de mais um caso, cada vez menos comum, que seja, de uma jovem mulher (que hoje nem precisa ser tão jovem assim, viva a medicina!) que resolveu dar uma desacelerada na vida profissional pra dedicar-se às fraldas e técnicas de congelamento de leite materno. Não. A mulher em questão beirava os cinquenta, talvez mais uns bocadinhos...Segundo ela, seus dias agora estavam exaustivamente preenchidos levando e trazendo suas filhas da faculdade; às compras, ao dentista, às aulas de pilates da caçula, uma menininha de 23..E às voltas com a lista de presentes de casamento da mais velha... Nossa, como é cansativo ser mãe!
Eu sei!!! Se já é um trabalho cansativo quando decidimos ser desde a fase embrionária, desde o nascimento, desde o momento que a criança vai para a escola, desde o amolecimento e drama da perda do primeiro dente, desde os dramas todos, todos os pesadelos e assombrações, desde quando ela chega naquela fase em que a primeira resposta à qualquer pergunta é sempre "Não".. Imagine pegar toda tranqueira mais tarde?
Se já existe o risco de "abismos sentimentais" entre filhos e pais que fazem tudo nos conformes...Imagine quando a decisão de ser o que se é vem bem depois? Dá pra fugir do script ? Pode-se muito bem engravidar, parir e então só decidir ser mãe duas décadas depois?
É nisso que dá colocar frases soltas dentro de um balão. No final do dia elas procriam desastrosamente um monte de pequenas frases cheias de interrogações.
Vamos brincar de decidir ser nas demais relações que construímos ao longo da vida. Tipo, vou me casar. Mas só vou decidir ser esposa daqui a 13 anos...Não, não daria certo!
Sou sua amiga, eu sei...você tá precisando conversar, dividir alegrias...Como assim quer um abraço? Volte daqui um tempo. Deixa eu decidir.
Vou aceitar esse emprego, mas só em sete meses corridos é que vou decidir pegar no batente. Esse aí já foi pro espaço!
Mas a maternidade é diferente.
Ser mãe confere superpoderes.
Plim!
Mãe pode tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário