sexta-feira, 22 de outubro de 2010

perdas.


Sim. Tenho andado sumida, esquecida e largada.Faz parte passar pelo "Vale das Sombras". Mas essa semana me surgiu uma proposta tentadora que me fez pular da parte do "comer,dormir e chorar"( que me rendeu de brinde uma "gravidez nos meus quadris") e me fez ir tratar da minha alma...a dor estava grande. Foi um dia muito enriquecedor. Encontrei, não por acaso, pessoas muito especiais. E com a ajuda delas, consegui colocar parte da angústia pra fora. Me senti acolhida.
Visitei lugares interessantes,comprei presentes significativos num bazar de caridade, rodei de ônibus pela cidade...Assisti palestras. Respirei.
Na volta pra casa passei pela banca e comprei a Vida Simples, com suas capas como sempre escritas PRA MIM...Como é que pode??? É o que me pergunto todo mês.
Estou no caminho...Vou chegar lá. Sou uma pessoa do bem. Eu mereço.

*Quando puder, estarei de volta.Não sou queijo, nem vinho, mas vou entrar em processo de maturação.

cor de rosa...


Visitei no Shopping Barra em Salvador a exposição fotográfica "de Peito Aberto", imagens e relatos muitíssimo pessoais e emocionantes de mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama,doença que vem assustadoramente crescendo e tem atingido mulheres com faixa etária cada vez mais baixa.... A campanha é apoiada pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia e Hospital Santa Izabel.As fotos são lindas( Hugo Lenzi)... Pra quem estiver de passagem por lá vale a pena a visita e a divulgação da campanha para a população( e detalhe, é crescente também o número de casos entre os homens). Estou divulgando aqui entre os meus e todo mundo usando a fitinha rosa no peito!!!

domingo, 10 de outubro de 2010

dia dez.


Em cartaz: Comer, Rezar, Amar. Uma loucura...Ingressos indisponíveis às sete( mesmo tendo eu chegado com uma hora de antecedência)...Resisti à vontade louca de dar meia volta e não enxergar a loucura que é um sábado à noite num grande shopping( estou meio matuta...)filas, passos apressados, sacolas de compras, pessoas com bandejas de refrigerante topando nas outras...corridinha para pegar uma mesa vazia...e eu LENTA,e pra completar, me sentindo uma velhinha de touca( dividi minhas horas de espera pelo filme com dois casais, e o ritmo frenético deles somada a uma dose cavalar de animação e o papo tecnológico me fizeram sentir "a vovó", melhor, deixa eu corrigir, por que há vovós que são companhias beeem mais interessantes que eu. Altamente sem graça, com meu sorriso amarelo e deslocada...Mas voltando, assisti a sessão das dez. O filme nemdelonge conseguiu passar a PROFUNDEZA do livro...Mas, enfim, aprende-se a não criar grandes expectativas, nem com relação a filmes e nem a nada,como tenho lido no meu "segundo da série", quem planta expectativas colhe decepções. O filme e a atuação de Julia Roberts me desapontaram um pouco...Ahhh, mas conta com músicas de João Gilberto...aquele som gostoso brasileiro( E JUAZEIRENSE!) que embala e sacode qualquer coração.

*Saldo da noite:
- Decoração de natal lindíssima de uma loja...enfeites de romãs brilhantes e o velho Noel afetadíssimo com roupa de oncinha, pode????
- No meu momento espere aí que eu vou provar de uma pasta de grão de bico que me desceu goela abaixo com muito sacrifício e que até agora me causa arrepios...
- Uma loja com deliciosos aromas para ambiente...Fiquei com o de baunilha...
- Achei uma cera especial milagrosa- e prática!!! Esquenta no microondas- para eu tentar economizar dinheiro fazendo EU PRÓPRIA minha depilação em casa( já estou atacando de manicure e cabeleireira)...
- Eu sei que a noite de sábado é um zigoto...Mas a vontade de me embrulhar num lençol macio bateu mais forte...Deixa eu dar um desconto pra todo meu esforço em ser sociável e normal que por hoje foi demais até...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

lendo...


E já chega com essa:


"Não há risco maior que o matrimônio.
Mas nada é mais feliz do que um casamento feliz."

Benjamin Disraeli


Em tempo-suspiros(!)- Próximo domingo estarei numa grande sala de cinema, dividindo meu balde de pipoca com duas pessoas especialíssimas, assistindo o mega precioso best-seller da autora que já está em cartaz.Tá marcado!!!

a amizade continua...

Então vamos seguir vivendo...

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

...e eu ainda me decepciono...



"Santo Antônio, certa vez, escreveu sobre quando foi para o deserto fazer um retiro de silêncio e foi acometido por todo tipo de visão - tanto demônios quanto anjos. Disse que em sua solidão, algumas vezes encontrava demônios que pareciam anjos, e outras vezes encontrou anjos que pareciam demônios. Quando lhe perguntaram como ele sabia a diferença, o santo respondeu que só se pode dizer quem é quem com base na sensação que se tem depois que a criatura foi embora. Se você ficar arrasado, disse ele, então foi um demônio que veio visitá-lo. Se você se sentir mais leve, foi um anjo."

sábado, 11 de setembro de 2010

Buscando...

O tal equilíbrio.Estou lendo Comer, rezar e amar( passei diversas vezes por ele na livraria, e alguma coisa não me deixava à vontade com o título, o que me fez ignorá-lo totalmente e o preconceito nem me permitiu a curiosidade de ler a sinopse). Ganhei o livro.Foi um grande presente...por razões que não precisei expor aqui, o livro hoje é um remédio pra mim. Coisas muito, muito comuns que compartilho com a autora, têm me dado muito prazer em ler e aprender com a experiência que ela teve a sorte, a graça de viver...
Sou muito ciumenta com meus livros.Até mesmo depois de lê-los, fica difícil pra mim o desapego.Esse tá me acompanhando para todos os cantos, durmo e acordo com ele, estou lendo calmamente e absorvendo, está totalmente rabiscado com lápis de diversas cores...Está meio sujo também. O capítulo da madrugada de hoje foi rabiscado, pintado e teve sua página dobrada...Vou continuar a ler, bem devagar (nem tanto, por que o filme estréia mês que vem!!!) e dividir um pouco da parte boa, da parte que agora interessa, sem sofrimento, sem dor...sem culpa...Por que agora tenho a certeza que isso vai passar.É nisso que preciso acreditar.

Página 185.
Existe uma piada italiana maravilhosa sobre um pobre homem que vai à igreja todos os dias e reza diante da estátua de um grande santo,dizendo:"Querido santo, por favor, por favor...conceda-me a graça de ganhar na loteria", esse lamento dura meses.Por fim, irritada, a estátua ganha vida, baixa os olhos para o suplicante e diz, com uma repulsa cansada: "Meu filho, por favor, por favor...compre um bilhete"

A prece é um relacionamento; metade do trabalho é meu. Se eu quiser transformação, mas sequer for capaz de articular qual exatamente é o meu objetivo, como ela poderá ocorrer?
...
Sinto que o destino também é um relacionamento- Uma interação entre a graça divina e o esforço pessoal direcionado. Sobre metade dele você não tem o menor controle; a outra metade está completamente nas suas mãos, e as suas ações terão consequencias perceptíveis. O homem não é nem marionete dos deuses, nem tampouco é senhor do seu próprio destino; ele é um pouco de ambos. Galopamos pela vida como artistas de circo, equilibrados em dois cavalos que correm lado a lado a toda velocidade- com um pé sobre o cavalo chamado "destino",e o outro chamado "livre arbítrio". E a pergunta que você precisa fazer todos os dias é: qual dos cavalos é qual? Com qual cavalo devo parar de me preocupar, porque ele não está sob meu controle, e qual deles preciso guiar com esforço concentrado?
Há tanta coisa no meu destino que não posso controlar, mas outras coisas estão,sim, sob a minha jurisdição. Existem determinados bilhetes de loteria que posso comprar, aumentando,assim,minhas chances de encontrar satisfação. Posso decidir como gasto o meu tempo, com quem interajo,com quem compartilho meu corpo, minha vida, meu dinheiro e minha energia. Posso decidir o que como, o que leio, o que estudo.Posso escolher como vou encarar as circunstâncias desafortunadas da minha vida- se as verei como maldição ou como oportunidades( e, quando não tiver forças para adotar o ponto de vista mais otimista, porque estou sentindo pena demais de mim mesma, posso decidir continuar tentando mudar minha atitude). Posso escolher minhas palavras e o tom de vozcom que falo com os outros. E, acima de tudo,posso escolher meus pensamentos.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

eu estou bem aqui...

Sozinha.Perdida. Vendo minha vida desmoronar. Eu escolhi assim, escolhi a tempestade a viver uma vida que já não me fazia bem. E estou tentando conviver com coisas minhas que me envergonham. A fraqueza. Fragilidade. Incapacidade de reagir. Impor.Somada à vida pessoal arruinada, a profissional não anda lá muito bem...Força, força, força...é o que repito diariamente...Olho pra mim e não me reconheço...Olheiras, cansaço, noites em claro, impaciência...Lenta. Eu olho no meu olho e digo pra ter força...Eu sei que ninguém consegue nada chorando, mas é só o que consigo fazer ultimamente. Chorar. E escondido...Culpa. Tenho quase 30 anos, uma extensa lista de sucessivos erros. Uma filha a quem tento poupar disso tudo, ou talvez nem tanto.Será que vai passar? Tá muito difícil...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Laços



Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço.
É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço. É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço. E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando... devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço. Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido. E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço. Ah! Então, é assim o amor, a amizade. Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita. Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade. E quando alguém briga então se diz: romperam-se os laços. E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço.
Então, o amor e a amizade são isso...Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam. Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço.

Mário Quintana

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Página 302

Não ensino que se deva "suportar" a morte ou "aceitá-la" isso seria trair a vida.(...) Eis a minha lição pra você:
- Morra no momento certo
- Morrer no momento certo? O que tem em mente?
- Viva enquanto viver! A morte perde seu terror quando se morre depois de consumida a própria vida!(...) Pergunte a si mesmo: Você consumiu a sua vida? (...)Você viveu a sua vida ou foi vivido por ela? Escolheu-a ou ela escolheu você? Amou-a ou lamentou-a? Eis o que eu quero dizer quando pergunto se você consumiu a sua vida. Você a esgotou?

Quando Nietzsche Chorou.

uma sangria no Maria Bonita



Por que a vontade era poder acalmá-la e que o choro desesperador logo cessasse, o seu sofrimento me dói...Descobri que tenho uma forte frustração em não saber mediar crises...A dela não foi diferente.Fiz o que pude, mas encontrar uma goiabeira- aquela goiabeira- para colocá-la de cabeça para baixo realmente não foi possível...Seria bom poder achar um lugar assim que te confortasse e te deixasse em paz por alguns dias, uns instantes talvez já fossem suficientes...
Vamos plantar a goiabeira agora???

E uma sangria na sexta, que tal?

*O curso de fotografia já mostra algum resultado...Lindona a minha foto!!!
*Assisti uma peça ontem- o objetivo seria fotografar, mas como sou mui organizada, não levei o carregador de bateria da máquina,a alternativa foi tentar acompanhar a peça, arte muito difícil, peça de muito difícil entendimento. Falava da vida.

tudo passa...

Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere,
tudo acaba.
Atreve-se o tempo a colunas de mármore, quanto mais a corações de cera!
São as afeições como as vidas, que não há mais certo sinal de haverem de durar pouco, que terem durado muito.
São como as linhas que partem do centro para a circunferência, que, quanto mais continuadas, tanto menos unidas.
Por isso os antigos sabiamente pintaram o amor menino, porque não há amor tão robusto, que chegue a ser velho.
De todos os instrumentos com que o armou a natureza o desarma o tempo.
Afrouxa-lhe o arco, com que já não tira, embota-lhe as setas, com que já não fere, abre-lhe os olhos, com que vê o que não via, e faz-lhe crescer as asas, com que voa e foge.
A razão natural de toda esta diferença, é porque o tempo tira a novidade às coisas, descobre-lhes os defeitos, enfastia-lhes o gosto, e basta que sejam usadas para não serem as mesmas.

Gasta-se o ferro com o uso, quanto mais o amor?


-Padre Antonio Vieira

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

primeira pessoa do singular*



eu quero: uma toyota bandeirante amarela

eu tenho: uma mente sonhadora e imaginativa.

eu gostaria de ter: superpoderes...

eu gostaria de não ter: que sofrer tanto numa depilação...

eu acho: Juazeiro pouco arborizada.

eu odeio: ter que repetir várias vezes a mesma coisa...

eu sinto saudades: de quebrar e comer coquinho em dias de feira...

eu faço: coleção de canecas, scrapbooking, artesanato...faço de conta.

eu fiz e não faria de novo: dividir uma casa de praia durante um longo feriado com gente “nada a ver”

eu fazia e deixei de fazer: beber litros de café...

eu escuto: Natalie Cole

eu cheiro: à flower

eu imploro: que logo chegue o dia do meu “home run”

eu pergunto-me: qual a data de hoje...?

eu arrependo-me: de ter deixado o kit de maquiagem no carro achando que não fosse derreter...

eu amo: minha família, viajar, dia de chuva, minha manicure, comida japonesa...( não necessariamente nessa ordem)

eu sinto dor: na alma, de vez em quando...

eu sinto falta: da Saraiva.

eu sempre: durmo coberta

eu não fico: sem gelo no congelador e sem a revista Vida Simples

eu acredito: no meu anjo da guarda...

eu danço: ao som do “havy metal do Senhor” escondido...

eu canto: enquanto dirijo

eu choro: por qualquer coisa...

eu falho: e você também!

eu luto: contra a vontade que me dá (de vez em quando) de sair correndo feito uma louca arrancando os cabelos.

eu escrevo: check lists.

eu ganho: experiência a cada tropeço.

eu perco: o juízo de vez em quando...

eu nunca: dirijo calçada

eu estou: no modo “sobrevivência”

eu sou: a menina das caixinhas...

eu fico feliz: “em horinhas de descuido”

eu tenho: a mania de deixar as portas abertas

eu preciso: de um banho de mar pra afastar a urucubaca

eu deveria: ler e estudar mais...

*quiz importado do blog Monólogos de Eurídice